LINGUAGEM E REDAÇÃO


ESTA PÁGINA TEM POR OBJETIVO APRESENTAR DICAS 
NAS ÁREAS DE LINGUAGEM E REDAÇÃO





DICA DE LINGUAGEM 
Qual destas alternativas você escolhe? a) Afim de que não haja atraso, esteja em minha casa às 18 horas.; OU b) A fim de que não haja atraso, esteja em minha casa às 18 horas. (...) Se optou pela alternativa “b”, parabéns. “A fim de que” (escrito de forma separada) é uma conjunção subordinativa adverbial final (nossa! que nome grande!), que significa “com a finalidade de”. Já a palavra “afim” (escrita de forma conjunta) significa “afinidade, semelhança”, sendo que, normalmente, fazemos a utilização dela no plural: “Eles possuem sentimentos afins” (semelhantes).   



DICA DE LINGUAGEM

Qual é a alternativa correta? a)  O local aonde serão executados os serviços poderá ser vistoriado ou b) O local onde serão executados os serviços poderá ser vistoriado. (...) Se você respondeu “b”, ponto para você. “Onde” é um pronome relativo, indicado para sentenças em que há um local fixo para uma determinada atividade inserida pelo verbo.  Exemplo: Esta é a casa onde Maria reside. O “aonde” utilizamos para situações de movimento expressas pelo verbo, tendo o mesmo sentido de “para onde”. Exemplo: Aonde você vai?


DICA DE LINGUAGEM:
Qual é alternativa correta? a) Por que você está atrasada?, ou b) Por quê você está atrasada?, ou c) Porque você está atrasada? (...) Se optou pela alternativa “a”, correto! Mas você conhece todos os usos do “porque” nas diversas situações? Então vamos lá. Em perguntas, no início da frase, como está no nosso teste, devemos utilizar “por que” (separado e sem acento). O “por quê” (separado e com acento) deve ser usado em final de frase, encostado na pontuação, o que faz com que o “que” fique tonificado (mais forte) – “Você não sabe. Por quê?”. Para repostas, explicações e causas, utilizamos “porque” (junto e sem acento) – “Ela chegou atrasada porque perdeu a condução”. Por fim, ainda temos a palavra “porquê” (junta e com acento), que se trata de um substantivo com sentido de “motivo”, “razão” – “Não sei o porquê de sua angústia.” Viu? Não é tão complicado assim...

 



MATÉRIAS NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E REDAÇÃO


PARA UM NETWORKIN EFICAZ

A HABILIDADE DE FALAR EM PÚBLICO

A HABILIDADE DE FALAR EM PÚBLICO - A SAGA CONTINUA

A HABILIDADE DE FALAR EM PÚBLICO - MAIS ALGUMAS DICAS

AI, HOJE TEM REUNIÃO?

CHURRASCO NA CASA DO CHEFE

CURRÍCULO - DICAS PARA A SUA ELABORAÇÃO

É PRECISO UMA BOA COMUNICAÇÃO NO TRABALHO

O DESPERTAR DA ESCRITA

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO VISUAL NA ATIVIDADE PROFISSIONAL

O MITO DA LINGUAGEM JURÍDICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário