por Simone Zanotello de Oliveira
Nos
dias atuais, as empresas têm medido o desempenho de um bom profissional não só
por meio de seu conhecimento técnico, mas também pela sua habilidade de se
relacionar com os diferentes públicos da organização, o que inclui chefes,
subordinados, colaboradores, clientes, fornecedores, órgãos públicos e de
controle, dentre outros. E é nesse momento que um bom domínio da habilidade de
falar em público faz a diferença. Digo “habilidade”, e não “arte” ou “dom”,
como muitos, por se tratar de uma técnica que poderá ser adquirida e
aprimorada.
Então,
vamos verificar alguns aspectos que poderão auxiliar num bom desempenho na
comunicação verbal. O primeiro deles diz respeito ao conhecimento do assunto.
Não podemos falar sobre aquilo que não conhecemos; portanto, estudar e
pesquisar sobre o tema a ser abordado é de suma importância para o bom
desempenho. Sendo assim, se você irá falar 10 minutos sobre um assunto, deverá
saber 20 minutos sobre ele.
Além
disso, não basta só o conhecimento, mas também a forma de sua transmissão, o
que inclui o vocabulário a ser utilizado. Quantas vezes nos deparamos com
pessoas que são verdadeiros ícones num determinado tema, mas que não conseguem
transmitir seu vasto conhecimento? Portanto, é
nesse quesito que se frisa a necessidade de moldar o discurso de acordo
com o público, a fim de que haja uma comunicação efetiva. Você não deve falar
da mesma maneira numa reunião de diretoria, numa inauguração, numa premiação de
funcionário, numa festa de final de ano: cada qual merece um discurso
exclusivo.
Outro
aspecto a ser levado em consideração é que falar em público exige treino, assim
como qualquer outra atividade. Portanto, não perca as oportunidades de se expor
e tenha muita disciplina. Treine também em casa, em frente ao espelho – somente
avise previamente seus familiares, a fim de que eles não pensem que você está
louco...
Os
recursos audiovisuais também auxiliam na atividade de exposição. Apenas tenha
cautela para que esses recursos não apareçam mais do que você e, pior, mais que
sua mensagem. Portanto, produza “power points” discretos, apenas com
palavras-chaves, utilizando-os simplesmente como apoio.
Com
todas essas ações, você também verá que será necessário preparar o seu discurso
com antecedência, o que lhe proporcionará mais segurança e confiabilidade. Não
deixe tudo para a última hora, pois há grandes chances de algo dar errado.
Além
disso, demonstre firmeza em sua mensagem, evidenciando que possui imenso prazer
em estar lá para dar o seu recado. Seja contagiante.
Diante
dessas orientações, tenho certeza que aquele “friozinho na barriga”, que
precede os momentos iniciais de qualquer exposição, será melhor controlado e
administrado a seu favor. Digo isso, pois um “friozinho” sempre é bom, e não
deverá ser descartado, visto que demonstra que temos respeito e preocupação com
o que nos comprometemos a fazer. No entanto, essa sensação deverá ser
passageira e não poderá atrapalhar a performance
do falante.
Em
suma, lembre-se que dominar a técnica da comunicação oral poderá se constituir
num diferencial para alavancar sua carreira profissional. Pense nisso...
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