por Simone
Zanotello de Oliveira
Neste artigo tratarei um pouco sobre a
comunicação visual das pessoas. Então, será que aquilo que vestimos transmite
quem somos? Embora muitas pessoas utilizem aquele clichê no sentido de que “o
importante é a beleza interior”, o fato é que todos se preocupam com a sua
aparência, e também reparam na aparência do outro. E no ambiente corporativo
isso parece estar muito mais latente, pois no momento em que estamos
trabalhando, nossa imagem representa a imagem da empresa.
Bia Kawasaki, consultora de moda e
imagem pessoal, numa pesquisa recente, demonstrou que 70% do sucesso de um
executivo está na sua imagem pessoal. A Revista Você S/A, que tem como foco a
atividade empresarial, expôs uma pesquisa que confirmou que quem se veste mal
não ganha nem a chance de mostrar sua capacidade.
Muitas vezes o profissional é
extremamente competente, mas a sua imagem desleixada faz com que essa
competência não apareça.
A aparência é tida hoje como tão
importante quanto a formação e a experiência. E quando se fala em aparência,
não se está querendo definir um padrão de beleza, no estilo dos modelos famosos.
Uma boa aparência poderá ser construída de diversas formas, pois o que se deve
ter é uma preocupação com a imagem como
um todo, inclusive a postura.
Na realidade, estima-se que uma pessoa
leva apenas dois segundos para formar
uma primeira impressão sobre outra. Portanto, o impacto visual necessita ser
positivo.
Para alguns esse fato poderia até se
constituir num preconceito, mas essa questão existe, é natural do ser humano, e
quem quer ter sucesso profissional precisa saber conviver com ela.
Por isso, aqui vão algumas dicas,
especialmente para quem vai para uma entrevista de emprego ou então participar
de eventos importantes na área profissional. Primeiramente, para as mulheres:
evitar peças decotadas, transparentes e curtas demais, e isso inclui a “barriga
de fora” e as “minissaias”. Terninhos justos e de cor clara também não são uma
boa escolha - prefira cores escuras (preto, marrom, azul marinho e cinza
escuro), fazendo o mesmo com o tailleur
(terninho com saia). As calças sociais e as camisas são uma boa pedida, acrescentando
algum acessório para valorizar a roupa –
mas nada muito pesado e nem muito brilhante.
Colares de pérolas representam uma escolha infalível – discretos e
clássicos. A maquiagem também deve ser leve,
em tons de marrom, e o perfume sem exagero. Ah! Os cabelos também são
importantes – é preciso mantê-los “domados”; e caso não se consiga, o melhor é
prendê-los. Uma bolsa média ajuda a
compor o visual.
E para os homens? Começar por um bom
corte de cabelos, barba aparada e unhas curtas. Cuidado com o corte das roupas.
Não precisa de um terno de grife - o básico é suficiente - uma calça social e uma
camisa. Pode acrescentar uma gravata (mas evite as temáticas, pois não irá
ficar muito bem ir a uma reunião de negócios com a gravata do Pernalonga) e não
precisa do prendedor. O ideal para os ternos e calças são as cores escuras –
preto, cinza-escuro e azul escuro, e para as camisas, as cores claras - branca
e azul clara. Preferencialmente, o sapato deve ser de amarrar. Normalmente, as
meias acompanham a cor da calça, exceto com sapato preto em que a meia deve ser
preta.
No entanto, a boa aparência não se
encontra só na vestimenta, e inclui também a forma como se senta (pernas
cruzadas), como se cumprimenta (com
firmeza), como se porta perante as pessoas (com cortesia, falando num tom de
voz adequado com o ambiente). E, por fim, não chegar atrasado aos compromissos
profissionais, pois não é elegante deixar pessoas esperando por você.
Então vamos lá. Capriche no visual e
faça uma comunicação eficiente, que certamente isso lhe auxiliará no incremento
da sua atividade profissional.
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