quarta-feira, 12 de março de 2014

O DESPERTAR DA ESCRITA

Por Simone Zanotello de Oliveira



Sabemos que a necessidade de escrever é uma situação que gera insegurança na maioria das pessoas. É o desafio de estarmos diante de um papel em branco, no qual devemos dispor nossas ideias de maneira clara e objetiva, com o intuito de que sejamos compreendidos pelo receptor de nossa mensagem e ainda tenhamos uma resposta positiva para aquilo que pretendemos. É natural acharmos que isso é muito difícil, ou até impossível. Embora existam pessoas que possuam o domínio da escrita, o famoso “dom”, sem terem sido treinadas, isso não significa que não sejamos capazes de produzir uma comunicação escrita eficiente, que atenda às nossas necessidades. Por isso, afirmo que a produção de bons textos está fundamentada em técnicas, não se tratando de um dom de uma qualidade natural.

Nesse contexto, existe uma frase muito comum, pela qual as pessoas justificam o seu medo de entrar na aventura da escrita: “Eu tenho ideias, mas não consigo passá-las para o papel!” Na verdade, a dificuldade que temos para nos expressar por meio do papel, não vem de nós, mas de nossas próprias ideias. Se não conseguimos transmitir um determinado pensamento, é porque ele não está totalmente amadurecido, ou faltam-nos informações para concluirmos seu desenvolvimento, ou porque ele não está devidamente esquematizado e ordenado em nossa mente. Para isso, devemos explorar toda a nossa capacidade de criação, questionando, repensando e aperfeiçoando nossos pensamentos. Só assim eles estarão prontos para serem passados para o papel.

O importante é que o ato de redigir deverá surtir em nós um sentimento de realização pessoal, pois é fundamental que tenhamos prazer com aquilo que estamos fazendo. Quem quer escrever bem deve, primeiramente, ter paciência: saber analisar, saber errar, saber consertar, saber refazer, saber repensar, saber trocar. Um texto torna-se melhor a cada vez que o refazemos.

O exercício constante da redação fará com que adquiramos um hábito muito saudável: a leitura. Isso ocorre devido a uma necessidade de ampliarmos  nosso vocabulário e de aprendermos novas estruturas de frases, bem como de aumentarmos nossos conhecimentos de mundo, a fim de que possamos  escrever cada vez melhor. E nada como uma boa leitura para transmitir novas experiências. Por meio da leitura, podemos adquirir novos valores e reforçar os já existentes, os quais são fruto da nossa integração sócio-cultural. Tenham certeza que cada obra traz uma lição de vida.

E, por fim, um fato que não podemos nos esquecer, é que num mercado de trabalho competitivo, quem sabe redigir bem, e aplica essa  qualidade nas situações diárias, leva uma grande vantagem. Tenham em mente que, Independentemente da profissão que se tenha escolhido, a escrita é fundamental para um bom desempenho profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário